Informativo 003 - Programa de Preservação e Ensino do Ladino 

10/04/2017

Valorizando e fortalecendo iniciativas importantíssima como a Ladinokomunita, o Instituto Ramires se compromete em preservar, divulgar e ensinar o LADINO no Brasil.

O Instituto Ramires se responsabiliza em manter um programa permanente de preservação e ensino do idioma LADINO e sua história, junto ao Povo Brasileiro.

Com o objetivo de reunir, catalogar, preservar e difundir tudo sobre o Idioma Ibérico denominado LADINO o Programa de Preservação e Ensino do Ladino - PEL se fundamenta na importância histórica e cultural do Ladino na autodeterminação do Povo Hebreu.

O PEL destaca ainda a influência linguística do quase extinto idioma LADINO, na relação dos paises da Peninsula Ibérica com os países da América Latina e o Estado de Israel. 

Veja a seguir uma sucinta comparação entre os alfabetos português e LADINO:

A a     B b     C c     D d     E e     F f     G g     H h     I i     J j     L l     M m     N n
a         be      ce       de      e        ef      ge      asc      i      ja      el      em       en 

O o     P p     Q q     R r     S s     T t     U u     V v      W w       X x       Y y        Z z
o         pe      ku       er      es       te       u        ve       we         iks     ipsilon     zet 

Nas palavras do professor José Ricardo P. Tavares, o LADINO é uma língua semelhante ao castelhano. Estima-se que ainda é falado por cerca de 150 mil indivíduos em comunidades sefarditas em Israel, nos Balcãs, Oriente Médio e norte de Marrocos; também é conhecida como espanhol sefardita e judeo-espanhol (el djudezmo). 

Segue abaixo uma vídeo aula do idioma LADINO com o Professor José Ricardo:

Aceitamos a livre contribuição e cooperação de pessoas, instituições e governos que também desejam preservar e difundir o idioma LADINO no Brasil.

Os interessados em participar deste programa podem entrar em contado conosco através da nossa página: http://www.institutoramires.com/contato/.